Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CASAS CONTEMPORÂNEAS - Brise-soleil




O brise, nada mais é do que um elemento arquitetônico utilizado na fachada de um edifício, com o propósito de impedir os efeitos da insolação no seu interior. Eles podem estar na horizontal ou na vertical, fixos ou móveis. Pode possuir sistemas complexos, com roldanas por exemplo, ou até mesmo um sistema simples, feito de uma fileira de ripas alinhadas verticalmente, na frente de uma janela.


Brise-soleil, expressão francesa que traduzida literalmente é quebra-sol, teve sua ascensão na arquitetura moderna, cujo o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, é considerado o grande difusor deste elemento, mesmo que sua origem seja mais antiga. Os muxarabis, da arquitetura milenar árabe, tem o mesmo propósito de proteger do sol, além de dar privacidade ao interior das casas. Quem esta dentro, vê o que acontece lá fora, mas quem está no exterior, não vê o que acontece lá no interior.


Analise na carta solar





Os brises podem ser compostos de materiais diversos, sendo comum o betão, a madeira e o alumínio. Normalmente caracterizam-se como uma série de lâminas, móveis ou não, localizadas em frente às aberturas dos edifícios. No caso de serem móveis, permitem que conforme a necessidade e a conveniência sejam regulados para aumentar ou diminuir a insolação no recinto em questão.



BRISES ARQUITETURA MODERNA:











BRISES ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS:













Os materiais são os mais variáveis, como madeira, metal, concreto, cerâmica, vidro e até bambu.